Procurar no site

Contacto

Grupo Musical Fiães
Rua do Grupo Musical
Fiães
4505-724 Fiães

227446838 - 910320010

gmusicalfiaes@hotmail.com

RESUMO HISTÓRICO DO GRUPO MUSICAL DE FIÃES

O Grupo Musical de Fiães, Associação de Utilidade Pública, iniciou a sua actividade a 21 de Janeiro de 1933, e nasceu da vontade de um grupo de jovens em ocupar os tempos livres com a aprendizagem da sublime arte, que é a música.
Joaquim Teixeira, Violinista e Professor de música, foi por eles contratado, sendo o seu primeiro e único maestro até 1976, ano em que viria a falecer. Grande Homem, grande pedagogo e rapidamente conseguiu congregar à sua volta um grande grupo de mulheres e de homens que catapultaram o G.M.F. para grandes espectáculos. Ficaram celebres nas décadas de 40, 50 e 60 as representações de várias Operetas, que esgotaram a bilheteira do Cine-Teatro do Souto, durante fins-de-semana a fio, bem como concertos anuais em diversas capitais de distrito do País, do agrupamento "Os Amigos da Música", de que faziam parte todos os agrupamentos dirigidos pelo Professor Joaquim Teixeira (as Tunas de Anta, Fiães, Grijó, Perosinho e Mozelos).
Rafael Pereira, Joaquim Marques, Pereira de Sousa, Manuel Reis e António Sancia foram os maestros que deram continuidade a Joaquim Teixeira.
O 50º aniversário seria assinalado com grande pompa, registando-se a atribuição da Medalha de Prata de Mérito Municipal pela edilidade Feirense, a gravação de um LP e a cunhagem de medalha alusiva.
O ano de 1987 marca a entrada do actual maestro Mário Claro, bem como a atribuição do Governo, do Estatuto de Utilidade Pública.
É neste ano que se dá inicio à segunda grande reestruturação em todos os departamentos da Associação.
1990 data da aquisição, por doação, de um terreno para a construção da Sede. 1994 arranque da primeira fase da obra, que é inaugurada em 1997.
1998 organização do 1º Festival de Música Ulffilanis, que trouxe a Fiães a Orquestra Nacional do Porto, o maestro António Vitorino de Almeida entre outros nomes sonantes do panorama musical português. Em 2002 foi gravado um CD com a RDP Antena 2.
A assinatura do Protocolo com o Conservatório de Música do Porto, foi feita em 2002.
Ao longo de todos estes anos a actividade tem sido intensa com concertos em vários pontos do País, como por exemplo: Braga, Valongo, Maia, Gondomar, Palmela, Viseu, Foz do Douro, São João da Pesqueira, Anadia, Valbom, Vila do conde, Basilica de Fátima (duas vezes), Auditório Paulo VI em Fátima, Assembleia da Republica e na Igreja da Santíssima Trindade em Fátima. De referir o Concerto além fronteiras em 1999 no Gran Teatro de Cáceres, em Espanha e em 2004 na cidade Francesa de Joué-les-Tours.


CORO INFANTIL DO GRUPO MUSICAL DE FIÃES

Criado em Novembro de 2002, é composto por cerca de 40 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 13 anos.
Dirigido pela Maestrina Mónica Resende, apresentou-se pela primeira vez em público acompanhado pela Orquestra do GMF, no Concerto de Reis, realizado na Igreja Matriz de Fiães, em Janeiro de 2003, participando, depois noutros espectáculos: 1 Encontro de Coros Infantis na Cidade de Fiães, Encontro Ibérico de Coros Infantis de Pedroso, Encontro de Coros Infantis de Oliveira do Douro, Concerto de Natal, no Estúdio 400 na Foz do Douro, apresentação do Coro Infantil na Covilhã no Cine- Teatro desta Cidade e por fim, participou também nos programas da RTP 1 "Praça da Alegria" e "Portugal no Coração".


CORO JUVENIL DO GRUPO MUSICAL DE FIÃES

Iniciou a sua actividade no ano lectivo de 2008/2009, no seio do GMF. Composto por cerca de 15 coralistas, com idades compreendidas entre os 14 e os 24 anos.
Dirigido pela Maestrina Mónica Resende, tendo como principal objectivo a dinamização da música entre os jovens.
Apesar de ter sido criado muito recentemente, já participou no Encontro de Coros de Argoncilhe. Também foi convidado para actuar na apresentação de livros infantis no Auditório de Lourosa e no Salão Paroquial de Fiães.
É da praxe participar nas diversas Audições que se realizam na sua própria Escola de Música, tanto a nível individua,l como em conjunto com o coro infantil e o coro sénior, nomeadamente na Missa de comemoração de Aniversário do Grupo Musical de Fiães e na Igreja Matriz da Santíssima Trindade em Fátima.